segunda-feira, julho 13, 2015

Uma nota ao leitor




Meu primeiro livro, Grafias Noturnas, é de 2009. Trata-se de uma coletânea dos contos que escrevi em um período de seis anos, sendo que alguns ganharam prêmios em concursos literários da época. Fiz uma tiragem pequena, com lançamento apenas na minha cidade natal, São Mateus do Sul (PR). Hoje o livro encontra-se esgotado. Depois que o lancei, fiquei um bom tempo sem escrever, e somente em 2013 é que voltei a fazer outro livro. Porém, eu optei por não lançar no formato impresso. Eu já havia postado gratuitamente na internet o meu livro de estreia, e notei que valia mais a pena compartilhar do que esconder minhas histórias. Foi graças a isso que obtive algumas boas respostas, como a adoção de alguns dos meus contos para estudo na Universidade de Utah (EUA), depois que a professora Cacilda Rêgo os acessou. E também foi somente depois de publicá-los na internet que as autoras Rosemeire Tavares e Tatiane Conselvan puderam ler A Máquina da Alegria e incluí-lo em vários livros didáticos da FTD, com um lindo trabalho de ilustração e ótimas atividades a respeito.
Ao facilitar o acesso aos meus contos, notei que há uma grande procura por eles no ambiente escolar. São vários professores e alunos que entram em contato comigo, pedindo para utilizar algum conto meu em sala de aula. E ainda tenho conhecimento de alguns trabalhos acadêmicos em que fui citado pelos meus contos.
Assim, desde então venho escrevendo um livro de contos por ano, mas publicando apenas na internet, sem uma versão impressa. Em 2013 nasceu O Portal; em 2014, Memórias Perdidas, e em 2015 O Farol. Em cada livro escrevo um conto a mais (foram 21 no primeiro e 24 no mais novo).
Neste ano, quando eu estava prestes a começar os contos novos, recebi mais uma notícia incrível: um leitor do Rio de Janeiro, tendo gostado dos meus contos, sugeriu um projeto muito legal, de levar todas as histórias dos livros O Portal e Memórias Perdidas para o formato de áudio, com a criação de um podcast. Nossas conversas evoluíram, e o projeto está em desenvolvimento (sou suspeito em falar, mas o trabalho do cara é de alto nível, e eu mesmo já chorei de emoção ouvindo alguns contos meus que ele interpretou – em breve vamos lançar o piloto). (ps: o projeto já foi lançado e pode ser conferido aqui).
Enfim, acabei de postar o último conto do livro O Farol, e minha esperança é a de que uma editora tenha interesse pelas minhas histórias e queira publicá-las em formato impresso. Fico pensando que, se eu morrer, dentro de um tempo o site acabaria saindo do ar e tudo o que está lá acabaria se perdendo. Mas livros são para sempre – e eu detesto ler na tela de um computador. Nada se compara a ler uma história no papel, com formato e cheiro de livro de verdade.
Assim, se você gosta do que eu escrevo e gostaria de ver um livro com meus contos, ajude compartilhando o site com seus amigos ou dando qualquer tipo de retorno a mim mesmo, pelo site ou nas redes sociais. Esse é o melhor pagamento que posso receber no momento, e uma forma de você manter acesa a chama da fantasia no coração de muita gente.

Abraços sinceros,

L.F.Riesemberg

3 comentários:

  1. É a primeira vez que comento aqui,eu gosto do seus contos e realmente odeio ler livros no celular, (gosto de pegar no livro , mexer nas páginas).Realmente torço pra que algum editor se interesse pelos seus contos e publique.

    ResponderExcluir
  2. Olá, L. F. Riesemberg !

    Sou muito fã do seu trabalho ! Gostaria de adquirir o Grafias Noturnas em formato físico; Tenho tido dificuldade em achar pra vender na Web ou em livrarias. Já cheguei ir na Saraiva da minha cidade procurar, mas não tinha. E na livraria Cultura, acho que as cópias já esgotaram. :/

    Eu acompanho o contos fantásticos desde a época que começou. Sempre adorei ler contos de fantasia, suspense e terror. E os seus sempre passaram uma aura nostálgica e super reflexiva ao leitor. Afinal, a fantasia abre uma cadeia de possibilidade e interpretações, nem tudo parece ser o que é... ! Seu estilo é único e você o usa de forma impecável =D

    ResponderExcluir
  3. Olá, Henrique. Muito obrigado pelas palavras. Infelizmente o Grafias Noturnas está esgotado, e não tenho previsão de lançá-lo novamente em formato impresso (o livro todo está disponível no site). A boa notícia é que estou preparando o novo livro, e em breve publicarei o primeiro conto no site. Um grande abraço!
    L.F.Riesemberg

    ResponderExcluir