Thursday, October 01, 2009

Contos de Grafias Noturnas utilizados em aulas de universidade dos EUA

Nesta semana, procurando o meu próprio nome no Google, deparei-me com um documento contendo a programação de um curso de Literatura Brasileira na Utah State University (Universidade do Estado de Utah), nos Estados Unidos, realizado na primavera de 2008. Como foi possível observar, quatro contos meus faziam parte dos estudos, nos dias 19/Fev, 03/Mar, 05/Mar e 19/Mar, ao lado de grandes nomes como Murilo Rubião, J.J. Veiga e Graciliano Ramos.



Entrei em contato com a professora brasileira Drª Cacilda Rego, responsável pelo curso, já que seu e-mail se encontrava no documento, e enviei o link para ela, procurando saber mais informações a respeito do uso dos meus contos em sala de aula. Eis a resposta que ela me enviou:

Aparentemente este link é de um curso que dei de literatura brasileira na primavera de 2008, quando inclui 3* dos seus contos para leitura: "A cápsula do tempo", "O coelhinho da sorte"**, e "Eu não matei Charles Bronson". Naquele semestre, especificamente, eu quis incluir escritores brasileiros de literatura fantástica e descobri que há ótimos escritores do gênero (como você!) e que, por não serem considerados "canônicos", são relegados ao esquecimento antes mesmo de serem (re)conhecidos (pelos acadêmicos!). Foi por este motivo que inclui seus contos, e tive o prazer de lê-los com meus estudantes da USU. De modo geral, os estudantes norte-americanos sabem muito pouco da literatura brasileira, até porque não lêem (nada) em língua alguma, muito menos em Português; são de uma geração "amamentada" por vídeo games e filmes de "efeitos especiais" produzidos em Hollywood, e para a qual o hábito da leitura simplesmente não existe. Escolher contos da literatura fantástica para o curso foi (e é) uma maneira de capitalizar no que eles mais sabem e gostam. A recepção dos seus contos por parte dos meus alunos naquele semestre foi positiva (no caso de "Eu não matei Charles Bronson", por exemplo, houve uma identificação imediata, pois todos sabiam de quem se tratava) e eu gostaria de continuar incluindo-os como leitura nos meus próximos cursos de lit. brasileira.


Parabéns por Grafias Noturnas!

Um abraço cordial,
Cacilda



*Acredito que ela tenha se enganado, já que foram quatro os contos utilizados, e não três.
**O Coelhinho da Sorte não foi incluído em Grafias Noturnas, pois foi um trabalho menor, escrito como trabalho de faculdade.

3 comments:

  1. gostei do blog, já o estou a seguir ;)

    visite o meu: www.ocantinhodatati.blogspot.com

    beijinhos

    ReplyDelete
  2. bom dia xD
    este livro de contos vai ser publicado cá em Portugal??
    :o também quero um!! adoro contos especialmente de terror xD

    eu fui ao site para tirar a capaa e a sinopse para sugerir lá no meu cantinho, mas não consegui ^^' tinha protecção...

    será possível mandares-me por e-mail?

    moreira_tc@hotmail.com

    tenho todo o gosto de divulgar este livro xD

    beijinhos e que tenhasmuito sucesso!

    ReplyDelete
  3. Amiable fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

    ReplyDelete